Covid-19| Vacinação nos Lares

A vacinação nos lares de idosos arrancou dia 4 de janeiro em Portugal Continental com mais de 110 pessoas de duas instituições de Mação no distrito de Santarém a receberem a vacina.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança, Ana Mendes Godinho, a Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, e o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador da região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, marcaram presença no arranque da vacinação, pelas 15 horas, na Casa de Idosos de São José das Matas, onde serão vacinadas 51 pessoas, entre utentes e funcionários.

Pelas 16 horas, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, foram vacinadas mais 61 pessoas.

Depois de se ter iniciado o processo no dia 27 de dezembro com a administração da primeira dose da vacina a profissionais de saúde, a Ministra da Saúde, Marta Temido, tinha assegurado que a primeira fase da campanha de vacinação iria alargar-se aos lares situados nos 25 concelhos em risco extremo de incidência da Covid-19, de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em causa estão, assim, os municípios com uma taxa de incidência superior a 980 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, numa lista que deverá ser novamente atualizada pela DGS.

De acordo com Marta Temido, 11 concelhos estão integrados na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, oito na ARS do Alentejo, cinco na ARS do Centro e um na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, explicando ainda que «são cerca de 150 estruturas residenciais para idosos e da rede de cuidados continuados» que vão ser abrangidas nesta nova etapa.

Para a próxima semana está já prevista a extensão da vacinação em lares de idosos dos outros concelhos.

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/01/04/vacinacao-nos-lares-de-idosos/

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário