A importância de organizar a Rotina de Idosos – Residências Sénior

Com o envelhecimento, perda de capacidade física/ cognitiva e independência, existe uma crescente importância no estabelecimento de rotinas de pessoas idosas por forma a reduzir a imprevisibilidade dos seus dias e consequente stress.

Seguir uma rotina diária é muito importante tanto para o idoso como para o(s) cuidador(es). A falta de rotina e de estímulo na vida do idoso poderá ter implicações mais prejudiciais do que julgamos:

  • Ao nível da mente – O cérebro humano também envelhece, sendo a memória uma das partes mais afectadas, bem como a dificuldade de compreensão e percepão. A ausência de rotina e de estímulos adequados é um dos factores que mais agrava estes pontos, podendo resultar em depressão.
  • Ao nível do corpo – Incluir hábitos saudáveis e actividade física na rotina de um idoso é extremamente importante para manter a sua saúde e o bem-estar, visto que a tendência é de perda de condição física. Uma alimentação equilibrada é também muito importante, comer sem uma rotina definida pode causar perda de apetite, problemas de digestão e carência de vitaminas essenciais, favorecendo outros problemas de saúde.

Antes de organizar uma rotina diária para um idoso, é necessário ter em consideração:

  • As necessidades e preferências individuais;
  • Os possíveis hábitos que envolvam a religião;
  • Os problemas de saúde e as limitações físicas;
  • A personalidade, o temperamento e o nível de independência.

O principal objectivo de organizar uma rotina diária para um idoso é dar mais estrutura e previsibilidade ao seu dia, permitindo:

  • Reduzir o stress

O stress e a ansiedade geram inúmeros problemas de saúde. Idosos que sofram da doença de Alzheimer, demência, entre outras, são muitas vezes incapazes de ter controlo sobre inúmeras situações pelo que o sentimento de insegurança e desorientação é potenciado. Uma rotina previsível reduz os níveis de stress e de ansiedade pois desta forma os idosos sabem exactamente o que vão fazer, como vão fazer e quando, sem terem de se preocupar com o que está por vir.

  • Aumentar a sensação de segurança

A maioria das pessoas não gosta de viver com incertezas constantes, sendo que no caso dos idosos é algo ainda mais evidente.  Assim, planear os dias segundo rotinas faz com que haja uma maior sensação de estabilidade e segurança. Idosos que sofram de problemas de memória ou problemas cognitivos, lidam melhor com os mesmos quando o seu dia-a-dia é mais previsível, organizado.

  • Melhorar a qualidade do sono

Estudos têm vindo a comprovar que fazer as mesmas actividades básicas como comer, vestir e tomar banho no mesmo horário, melhora a qualidade do sono. A actividade física e estímulos mentais, promovem a sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e o stress, o que faz com que o idoso consiga descansar com mais tranquilidade.

Para além do anteriormente descrito, é ainda importante estruturar algumas actividades sociais na rotina dos idosos, cumprindo claro todas as normas de distanciamento e segurança inerentes à actual situação pandémica. Promover pequenas caminhadas, alongamentos e passeios ao ar livre é essencial, devendo ser estabelecido um dia, ou dias, específicos para este tipo de actividades.

Residir num Lar Sénior traz benefícios a todos estes níveis pois são espaços dotados de profissionais qualificados e todos os serviços necessários à promoção de uma rotina saudável e consequente bem-estar dos seus residentes!

Procura Residências Sénior com Rotinas Saudáveis?

Entre em contacto connosco submetendo o seu pedido (AQUI) ou contacte-nos através do 919992898 ou geral@lusosenior.com.

Fonte: www.dailycaring.com/

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário