Plano de Vacinação Covid-19

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 foi apresentado no dia 3 de dezembro pelo Governo e Ministério da Saúde onde foram definidos os grupos prioritários de administração da vacina, assim como as fases de vacinação estabelecidas.

A vacina, que deverá ser tomada em duas doses, será gratuita, universal e facultativa. A execução do plano ficará a cargo do SNS e as primeiras vacinas começarão a ser administradas em janeiro de 2021. Numa primeira fase, a vacina será administrada aos grupos prioritários que englobam as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

Segundo o Coordenador do Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Francisco Ramos, numa segunda fase, a prioridade será para pessoas com mais de 65 anos sem patologias associadas, e pessoas com mais de 50 anos, mas com um leque mais alargado de patologias associadas, como a diabetes.

Já numa terceira fase, a administração da vacina englobará toda a restante população, sendo que os grupos desta fase serão revistos consoante o ritmo de entrega das vacinas.

Na apresentação do plano, o responsável estima que sejam vacinadas 950 mil pessoas numa primeira fase, sendo 250 mil o grupo dos lares, 400 mil as pessoas com mais de 50 anos e comorbidades associadas e 300 mil profissionais. Na segunda fase serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos .

Saiba mais em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/12/04/plano-de-vacinacao-contra-a-covid-19/

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário