VACINAÇÃO COVID-19 | Residências Sénior de Lisboa

Mais de 6200 pessoas vacinadas em Residências Sénior de Lisboa.

O município de Lisboa anunciou no dia 9 de fevereiro, que a primeira toma da vacina contra a Covid-19 em Residências Sénior da cidade já foi ministrada a 6.244 utentes e profissionais em 126 equipamentos, estando em falta 3.173 pessoas entre 43 instituições.

Segundo o Diário de Notícias (DN): “Numa informação enviada à agência Lusa, a autarquia adianta que, entre 18 e 22 de janeiro, 5410 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Posteriormente, nos dias 02 e 06 de fevereiro, foram vacinados 844 utentes e profissionais em 20 lares que registavam surtos ativos na semana de 18 a 22 de janeiro.”

A Câmara de Lisboa aguarda agora “que estejam reunidas as condições técnicas necessárias, assim que as autoridades de saúde garantam a inexistência de surtos ativos, para proceder à vacinação nos 43 lares em falta, inoculando os restantes 3.173 idosos e profissionais”.

O município referiu que “em cada dia de vacinação foram levantadas nos centros de saúde as doses de vacina correspondentes unicamente a 80% das pessoas previstas vacinar em cada um dos dias”, salientando que foram ministradas doses a elementos das equipas envolvidas directamente na operação de inoculação das residências sénior e similares, dando cumprimento às normas definidas pelas autoridades de saúde.

De acordo com o DN, todo o processo de vacinação em residências sénior e similares, de Lisboa, “está a ser coordenado pelos serviços municipais da Proteção Civil, Polícia Municipal, Higiene Urbana e Bombeiros Voluntários, em articulação com os três agrupamentos de centros de saúde da cidade (Central, Ocidental e Norte)”.

O município indicou ainda que a toma da segunda dose da vacina contra a covid-19, nas residências sénior e similares de Lisboa, teve início no passado dia 8 de fevereiro.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde de dia 20 de fevereiro, do presente ano, a pandemia de covid-19 provocou 15.897 mortes em Portugal (8.299 homens e 7.598 mulheres) entre 796.339 casos confirmados de infecção. São registados, à data, mais de 695 mil casos de pessoas recuperadas desta “doença que é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China”.

Fonte: https://www.dn.pt/local/lisboa-vacinou-mais-de-6200-pessoas-em-lares-e-instituicoes-faltam-3173-13332298.html

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário